11/09/2016

TORCENDO PRA ESTAR ERRADO

No ultimo dia 07 (conhecido popularmente como o dia da independência) Tivemos mais um motivo pra comemorar essa data de importância significante pra alguns e pra outros nem tanto, mas patriotismo a parte (ou falta dela) Somos brasileiros e ponto. Mais o intuito deste post não é a independência, até porque pra isso temos a Wikipédia (ou algo mais confiável) O que muda a partir de então é o fato que essa data ficará marcada não só como o dia da pátria, mas também como o dia em que aconteceu a abertura dos jogos paralímpicos em solo brasileiro... (Como se alguém se importasse com isso!)

Não, não fui irônico! A verdade é que ninguém se importa mesmo, as pessoas estão "cagando" para as paralímpiadas, (eu já estou falando merda?) Na verdade estou torcendo pra estar errado, estou torcendo que as emissoras detectoras dos direitos de transmissão dos jogos olímpicos tenham tido algum imprevisto com o COI, com o IBC ou me venham com qualquer desculpa esfarrapada que eu prometo acreditar. Estou torcendo que tenha ocorrido algum problema estrutural no estúdio panorâmico da Globo no parque olímpico e por isso não pode ser usado nas paralimpíadas. Estou torcendo que alguma coisa tenha ocorrido com o satélite ou com as programadoras, e que esse seja o motivo dos canais fechados não transmitirem as paralímpiadas. Mas o tempo dirá!

Não que eu goste de ligar a televisão e ver que todos os canais estejam transmitindo as olimpíadas (nesta hora a Netflix me salvou de um perrengue) Mas, já que somos sede eu engoli e como não curto, assisti apenas a cerimonia de abertura e encerramento, afinal fui indiferente a os jogos olímpicos, o que não posso ser indiferente é a forma como as emissoras trataram a olimpíadas e como estão a tratar as paralimpíadas. Pra não dizer que passou batido, a TV Brasil estar transmitindo o evento na TV aberta (emissora  esta que ninguém conhece ou ousa sintonizar), no cabo o Sportv. Ou seja, vamos fazer campanhas de encher os olhos na TV (A seleção de futebol feminina que o diga) De como somos felizes e incluímos os nossos deficientes em todos os meios e os apoiamos, porque o que mais se vê por ai é boa vontade, mas na hora do "vamos ver" a realidade é cruel e a minoria tá mais desamparada que os participantes do Xfactor nas audições no Itaquerão.

Queremos inclusões não uma coisa meia boca ou por obrigação, eu quero ligar a TV e ver a inclusão de verdade, eu quero ver uma novela com um cadeirante de verdade e que aquela situação não tenha nada a ver com a trama, eu quero assistir a um programa que o apresentador tenha prótese, eu quero assistir a um telejornal que o/a apresentador (a) seja deficiente visual, eu quero ver uma "moca" do tempo idosa... Eu quero que uma criança deficiente tenha um espelho, um espelho da vida real não esses enredos das novelas das nove ou de ficções do John Green, eu quero pessoas normais mostrando para outras pessoas o que é ser normal.


Não me diga que é impossível, que não é. Veja a Amy Purdy dançando com um robô na cerimonia de abertura da paralimpíada, veja o futebol composto por deficiente visuais, não nos diga que é possível, inclua, nos prove que deficientes e idosos não servem  apenas para bastidores! Até hoje só vi um programa que cumpria esse papel que era o "Programa especial" da extinta TVE, agora TV Brasil, e que talvez ainda seja transmitido pela mesma, iria ao ar todo sábado.

E por ultimo, não menos importante e que merece os views que tem é o canal Careca TV! Ela é uma garotinha com câncer que nos faz rir e as vezes no emocionar, vale a pena da uma olhadinha. E como o mundo é podre o canal já foi raqueado além de ser acusada de usar a doença para se promover, veja onde chegamos!
Sexta feira tem mais, sempre as 11h00 da manhã.
Não esqueça de comentar.

Um comentário:

  1. Olha, eu adorei este seu texto! realmente o que falta para ter uma "idosa" do tempo ou "cadeirante" apresentador de telejornal? Falta boa vontade , visão , e uma verdadeira igualdade!
    A minha filha até fez uma reflexão interessante, ja que nos jogos olimpicos existem categorias para "pesos, idades e sexos diferentes" qual seria a dificuldade de competirem todos na mesma olimpiada? na quinta competição de canoagem masculina, na sexta feminina, no sabado parolimpicos... tudo junto! Não é uma ideia supimpa?
    Alias ela veio me mostrar a noticia do Argelino dos 1.500 metros para cegos que fez um tempo melhor que o campeao olimpico deste ano! dá oque pensar não?

    ResponderExcluir

Este blog não se responsabiliza por comentário deixado por terceiros.