10/08/2013

VOCÊ GOSTA DE LÊ?

twitter: @romanofeed

O blog estava um pouco desatualizado mas voltei, foram inúmeros os motivos um deles é que voltei a estudar, o outro é que fiquei umas três semanas sem "net" (sim, a telefônica me fez este favor), mas o bom é que sem net e com a casa em obra (sim, ainda tem isso), pude colocar "literalmente" a mão na massa, mas isso eu contarei em outro post.

Nunca fui fã de Aluísio de Azevedo, Jorge Amado ou qualquer outro escritor brasileiro (se é brasileiro eu nem leio), mas apesar deste meu "preconceito" conheço algumas das adaptações para a tv e cinema. Não sei se é pela linguagem ou pela forma como eles descrevem as situações mas costumo comparar as obras destes autores com a "Bíblia sagrada" (aquela que agrada católicos e protestantes),"todo mundo conhece e sabe sobre o que se trata, mas são poucos os que leem ate o final".

Todos nos sabemos (ou fomos levados a acreditar) que brasileiro lê pouco e como os motivos são muitos e eu não vim aqui tentar resolve-lo vou apenas deixar alguns pontos:

  • Os livros disponibilizados na bibliotecas públicas a maioria são clássicos da literatura brasileira (por isso só interessam em época de enem).
  • Os que não são conhecidos são de difícil compreensão.(leitura difícil para iniciantes).
  • Livros antigos.(Nada de livros recentes como Harry Potter, etc).
E por fim, não poderia deixar de citar o livro "cinquenta tons de cinza", tido por muito com livro pobre e de fácil compreensão. Sim é pobre, é uma serie de coisas!, mas foi essa forma simples de contar a história é que foi o diferencial,(apesar do pornô arjoado) a autora não tenta enriquecer a história com palavras ou ate mesmo frases difíceis que em nada muda o enredo, ela vai direto ao ponto, imagina se "o cortiço" ou outra grandes obras da literatura fossem menos "embromechion" e mais povão (sei que os tempos eram outros, mas).

Mas por que este texto? por que estou quase acabando de lê "o cortiço" e em seguida vem "capitães de areia"(quem sabe dai não sai minha primeira resenha), ao contrario de cinquenta tons de cinza (sim, eu li) estes livros não são fácil de se lê, e ainda mais eu que prefiro um filme (mesmo que seja ruim), acho muito difícil acompanhar as vidinhas de cada personagens. Mas como 'não se come apenas o que gosta' estou eu perdido entre as vidinhas de João Romão, Rita Baiana, jerônimo e o Miranda em um certo Cortiço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não se responsabiliza por comentário deixado por terceiros.