05/02/2013

MUITO ALÉM DA CPTM



                                “Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.”
                                                       (Abraham Lincoln)
   Em um total de 260 km de extensão,são 89 estações em 6 linhas que transportam mais de 2,6 milhões de passageiros em cerca de 2.400 viagens programadas diariamente,e atende 22 municípios,a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (cptm) é um dos meios de transportes mais rápidos de se locomover na região metropolitana de são paulo.
   A CPTM é Vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos,e foi fundada em 28 de maio de 1992,Coube a ela assumir os sistemas de trens da Região Metropolitana de,que eram operados pelas seguintes empresas:
    Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU
Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo - STU/SP
Ferrovia Paulista S/A - Fepasa.
   Recebendo como herança um sistema ferroviário de quase um século de existência, completamente sucateado e a missão de promover de forma contínua a melhoria dos serviços.
   Isto é, o que todos sabem,a respeito da cptm,os que á usam ou não,e que esta exposto em seu site ( http://www.cptm.sp.gov.br/ )para que todos vejam,o que todos sabem também,são as constantes interrupções nas circulações dos trens,hora causado por falta de energia,hora causado por efeitos climáticos,ora por sabotagem,entre inúmeras outras explicações dadas por auto falantes nas estações,(as vezes não) quando um trem demora mais de 15 minutos.Apesar dos investimentos milionários do governo do estado ainda são comuns as chamadas,”panes” na cptm.
   Sexta feira (01/02), três da tarde e estava eu, em plena Avenida dos Tajurás,(prox a saída do Túnel Press. Jânio Quadros), indo aproveita a tarde de sol no Parque Alfredo Volpi, (que fica ali perto),quando do nada começa a chover,”que chuvas de março que nada”,inicio de Fevereiro e o verão paulista com cara de inverno,com direito a rajadas de vento,raios,trovoadas e até granizo,não preciso nem dizer que tive de mudar os meus planos, (cptm).
   Ruas com um volume de água considerável,filas de carros em pisca alerta com o som de suas buzinas quase que em uma sinfonia,e a chuva já tinha parado um pouco,(o bom da cidade é isso,as chuvas são meio que rápido),essa era a cara da Avenida até então.
    Dirijo-me a passos largos em direção a ponte Roberto Rossi Zuccolo,a famosa (Ponte Cidade Jardim),após mais de 15 minutos e completamente molhado,finalmente atravessa o acesso (para automóveis)da ponta cidade jardim para a marginal,é quando já na ponte percebo um trem estacionado na Estação Cidade Jardim, (Linha 9 Esmeralda).
   Na marginal pinheiros onde costumo andar a pé, não são todas as pontes que tem o canteiro para pedestre e quando tem,falta passarela de acesso,faixa de pedestre e respeito dos motoristas,o tempo que perdemos tentando acessar uma ponte em são paulo não esta no gibi,(Não costumo caminhar na marginal tietê).
   (16:04),Já no bloqueio da estação, com o trem ainda na plataforma e achando aquilo um tanto estranho resolvo perguntar a um “uniformizado”,o que estava acontecendo, e com um “DEVIDO AS FORTES CHUVAS NA REGIÃO,OS TRENS ESTÃO CIRCULANDO COM MAIOR INTERVALO”,resolvo me juntar as poucas pessoas que permanecia no local,algum tempo ali,percebe-se uma certa movimentação e rapidamente são invertidas um maior número de catraca dando vasão a saída da estação e foram colocados totens de informações após o bloqueio,é quando pela primeira vez é anunciado nos auto falantes que estava com um problema de sinalização.(Mas vale lembrar que estava vindo trens do Grajaú,eu particularmente vi dois).
   (16:18) E a confusão estava formada,quem já tinha pago a passagem cobrava explicação e queria o dinheiro de volta,e quem tentava passar o bloqueio não conseguia pois eram apenas (duas) catracas disponíveis,bate boca e filas desorganizadas foi o inicio para que um funcionário da cptm (apenas um),começou a distribuir tickets (passagem) em uma das catracas e foi quando se posicionou próximo a ele dois seguranças.
   Como eram muita gente, foram poucos os que perceberam o ocorrido e recuperou sua passagem de volta, (válido somente para a cptm).
    (16:27) Com o trem ainda estacionado na estação, resolvo me juntar as dezenas de pessoas que caminhavam em direção a Avenida Cidade Jardim a procura de uma outra alternativa para chegar em casa,pontos lotados e ônibus cheios,para muitos era só mais um fim de tarde do caótico trânsito paulistano.
    A passos largos,me vejo na Avenida Faria Lima, em direção a estação de mesmo nome,(Na linha 4 amarela do metrô),ai vi pessoas correndo, ônibus e pontos lotados,mas o que mais me chamou a atenção foi quando um ônibus articulado parau para o desembarque de algumas pessoas próximo a esquina da rua Diogo Moreira com a Faria Lima e foi invadido pela porta de desembarque,os esforços do motorista de fechar as porta e dá a partida foram inúteis,(o que aconteceu a partir dai,não sei pois segui o meu caminho).
    (17:00) Já na bilheteria da Estação Faria Lima e o aviso sonoro nos alertava a todo momento, sob o ocorrido na cptm,”OS TRENS DA LINHA 9 ESMERALDA DA CPTM,ESTÃO CIRCULANDO APENAS DAS ESTAÇÕES OSASCO A PINHEIROS,O PERCURSO DE PINHEIROS A GRAJAÚ ESTA INTERDITADO POR TEMPO INDETERMINADO DEVIDO A PROBLEMA CAUSADO PELAS FORTES CHUVAS”,foi mais ou menos assim,embarquei e em questão de segundos estava na Estação Pinheiros.
    (17:04) Estou eu no subsolo da estação,e imaginando como estaria as dependência da estação (como é uma estação de transferência,em dias normais é comum a correria,e com o problema da cptm,deveria esta intransitável),e realmente estava,
    Escadas rolantes,desligadas (subir três ou quatro jogo de escadas caminhando,fora a ultima apos o bloqueio),poucas funcionavam,creio eu desligadas por segurança devido o tanto de gente.
Aviso sonoro informando o ocorrido,
Grande quantidade de pessoas encostadas ou sentadas pelos cantos, (cptm).
Plataforma, Metrô - Cptm esta intransitável,
Telão informando situação das linhas do Metrô, (só as linhas Amarela e Lilás estava normal), (Metrô).
    (17:14) Já na plataforma da cptm, lotadíssima por sinal,pessoas encostadas por toda parte,nas escadas era difícil encontrar um corrimão livre,ao estacionar um trem na plataforma sentido oposto a Grajaú vindo de Osasco,sem pensar,eu e outras pessoas entramos e seguimos para Osasco,”não era o nosso destino,mas pelo menos estávamos sentados”, (o tempo que passei na plataforma da cptm na estação pinheiros,não ouvi sequer uma vez o comunicado do que estava acontecendo, nas caixas de som).
   (Entre as estações jaguaré e Ceasa chamou a minha atenção a grande quantidade de trens estacionados paralelo a este percurso).
    Um percurso feito geralmente rápido,neste dia demorou bastante, estacionamos uns 20 minutos na Estação Presidente Altino e mais uns 15 em Osasco,finalmente o maquinista nos avisa,”ESTA COMPOSIÇÃO TEM COMO DESTINO A ESTAÇÃO GRAJAÚ..”,e só assim ficamos sabendo que o problema estava solucionado”, e que nem uma vez foi nos informado que estava tudo normalizado,sendo assim muitos desistiram do trem e foram de ônibus,
   Chegando na estação pinheiros percebi por que de tanto tempo estacionado em Presidente Altino e Osasco,”os trens entre as estações jaguaré e Ceasa não estavam mais lá e todas as estações que passávamos estavam em sua capacidade normal,
   Sobre a Operação PAESE,não ouvi nem um comunicado no sistema de som das estações.
   Mas porque tantos problemas nas instalações da cptm,a quem diga que seria melhor que a cptm se fundisse com o metrô,na minha opinião o grande problema da cptm,ao contrario do metrô sua linha férrea esta exposta as mudanças do clima e com as modernizações que a companhia esta passando isso irá acontecer com menos frequência e quando acontecer rapidamente será solucionado.

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