25/01/2014

EXTRAORDINÁRIO


@romanofeed
O nosso protagonista é o August Pullman, ou simplesmente Auggie, ele é um garoto de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética (deformidade facial), por ter passado por diversas cirurgias e complicações médicas ele nunca foi a uma escola, tudo que sabe aprendeu com a mãe que o ensinava em casa.
Auggie é nova-iorquino e esta prestes a começar o quinto ano em um colégio particular e se já é difícil ser um aluno novo, imagina para quem nunca foi a escola antes, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente.

Além dos seus pais ele tem uma irmã, a Via (Olívia), e uma cachorrinha, a Deyse, seus amigos de infância um se mudou e os outros estão estudando eu um bairro longe do seu, assim a única companhia além da Deyse são os seus brinquedos tendo Dart vader como ídolo, narrado por suas perspectivas as primeiras páginas ele tenta conquistar o leitor, falando porque nunca foi a escola como nasceu, na terceira página você já esta completamente envolvido com o Auggie.

O diferencial do livro é a narrativa, dividido em parte ( ou seja, pontos de vista), na primeira parte o Auggie se apresenta, fala dos seus medos, da sua família, dos seus amigos e o que ele acha das pessoas que fazem parte do seu mundo, em seguida vem a sua irmão e nos confirma algumas coisa ditas pelo irmão e nos faz outras revelações pondo em contradição algumas afirmativas do Auggie, depois vem uns amigos e novamente nos apresenta novos pontos de vista. Na minha opinião o que ficou faltando foi ver o ponto de vista dos seus pais e do diretor da escola, o Sr. busanfa (sim, este é o nome do diretor da escola)

Dois personagem que merece ser citado aqui é a Summer, não vou contar por que se não vai se spoiler e o outro é o Justin (namorado da Via), não é nada de mais, só que o capítulo no qual é o narrador ele não inicia frase com letras maiúsculas muito menos usa travessão, é uma coisa de louco.

Dei duas estrelas no skoob (merecia três), a pesar das partes triste a história não é pesada, ouvi comentário de pessoas que choraram, acho que não chega a tanto (talvez se você estiver deprimido, só talvez), se quer saber um pouco mais veja a resenha da Tatiana Feltrin e tire suas conclusões, só não esqueça de ler o livro.

Lembrando que no YouTube da editora esta disponível o Book trailer do livro,o vídeo não mostrar o rosto do garotinho mas li todo o livro com o pensamento no Auggie do vídeo.
 
Título Original: Wonder
Autora: RJ Palácio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não se responsabiliza por comentário deixado por terceiros.